sábado, 18 de maio de 2013









Que inferno!!!

 

 

         “O inferno são os outros”, essa afirmação de Sartre é devidamente querente para os dias de hoje, onde temos mais dúvidas do que certezas e que, vez por outra mandamos tudo e a todos ou alguns “privilegiados” para lá.O inferno já foi tema de vários escritores, mas o que é o inferno? Várias também são as interpretações, lugar subterrâneo onde vivem os mortos, lugar para onde as almas pecadoras vão após a morte, lugar que evoca o inferno pelo calor, grande confusão, desordem, em fim um verdadeiro caos. Porém eu me dou o direito de observar o caos por outro ângulo afirmando que o inferno somos nós , não lembro bem quem afirmou que “se queres paz te prepara para a guerra”, mas indubitavelmente os seres humanos não se contentam com a paz, basta que se observe as pessoas que sofrem algum ataque e que imediatamente preparam todas as armas necessárias para contra atacar, como bem afirma Cortella não nascemos prontos e vamos nos desfazendo, nós nascemos não prontos e vamos nos fazendo e se me faço tenho escolhas e essas escolhas nem sempre são as corretas e por não ser as corretas posso atingir o meu irmão, minha mulher, meu filho e quem esteja ao meu redor com decisões impensadas. Bom para que eu me entenda como alguém abençoado devo me afastar de qualquer possibilidade que me leve para o inferno, e é claro que não falamos aqui do inferno desenhado pelas religiões e sim do inferno que criamos no dia a dia, não façamos a bobagem de reproduzir o “só quero que você me aqueça nesse inverno e que tudo mais vá pro inferno”. Pois é, Sartre tinha razão o inferno são os outros, mas para você o outro sou eu, e fica o dito pelo não dito. O céu para todos.

 

Rimário Clismério