domingo, 11 de agosto de 2013

AOS PAIS, PROFESSORES, DIRETORES E DONOS DE ESCOLAS


   É comum ouvirmos que lugar de criança é na escola. O problema é que todos parecem se conformar com o fato das crianças estarem matriculadas e frequentarem religiosamente. Mas não basta termos escolas lotadas.

   Em algumas escolas públicas, a preocupação dos pais normalmente se resume ao dinheiro pago pelo Bolsa Família. Muitos pais se preocupam com a frequência dos filhos não por estarem preocupados com seu desenvolvimento, mas para não correrem o risco de ter esse benefício anulado. Aulas vagas, evasão, alunos passando de ano sem aprender nada ou tendo comportamentos agressivos são alguns problemas facilmente percebidos.

   Em algumas escolas particulares existem muitas aparências. Uma farda bonitinha e um prédio bem estruturado não significa que os alunos estão realmente aprendendo. Não se surpreenda se encontrar alunos de escolas particulares, que mesmo estando concluindo o Ensino Médio, não tem capacidade de fazer uma redação razoável.
   Realmente o lugar de criança é na escola. Mas fazendo o quê? Acessando o facebook no celular? Concluindo o Ensino Médio, quando não teria capacidade de cursar o 5º ano? Como o nosso sistema permite que alguém que mal sabe escrever ingresse em uma faculdade? São esses os futuros médicos, advogados, enfermeiros, jornalistas ou psicólogos?

   Muitas escolas adoram publicar na mídia a porcentagem de aprovação de seus alunos nas universidades. Mas em que universidades? Particulares? Conheço pessoas extremamente dedicadas e inteligentes que não conseguem ingressar numa faculdade federal. Talvez por que seja uma universidade federal, onde vagas são muito disputadas. Enquanto isso, alunos nada exemplares ingressam facilmente em universidades particulares. É lamentável que pais, diretores e professores se contentem em ver alunos com a cabeça raspada ou com um band-aid na sobrancelha. Quanta ignorância!

   Estamos precisando de educadores e não apenas de diretores e donos de escolas. Temos muita quantidade, mas pouquíssima qualidade. Se você duvida, faça um ditado de dez palavras com turmas do Ensino Médio em nossa região. Alunos do Ensino Médio que não sabem escrever corretamente não é um bom sinal.

   Muitos alunos e escolas vivem de aparências. O fato de um aluno passar de ano não significa que ele esteja progredindo. Aprender também não é viver num eterno decoreba! Escolas limpas, com bancas, farda e uma boa estrutura física são excelentes. Mas ninguém quer escola pra ser hotel. A função delas é fazer com que cada aluno tenha um progresso intelectual, moral, profissional. E nesse quesito, muitas são desastrosas.

      Mas para muitos o que importa é que estão na escola e estão passando de ano. O que importa é que estão entrando no mercado. Óbvio que não nenhum problema em entrar no mercado! A grande questão é que estamos colocando no mercado pessoas incapacitadas de exercerem suas funções. Cada profissional carrega sobre si grandes responsabilidades e nada melhor que ele esteja apto para administrá-las. Um aprendizado eficaz não só favorece o aluno na esfera moral, mas como já deixei claro, também na esfera intelectual e profissional.

   
(Carlos Wilker)

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